Começando com Python
- 3 minsOlá mundo,
Esse é o primeiro post do meu blog. Um dos motivos para eu criar esse blog é ser mais um canal de informações sobre programação e python. Já existem diversos canais e materiais excelentes para quem está começando e por isso eu acho que não seria muito útil eu criar o mesmo conteúdo, muito mais útil é indicar esses materiais.
O primeiro material é a vídeo aula Python para Zumbis do professor Masanori. Essas vídeo aulas já ajudaram muitas pessoas a aprenderem python (e programação em geral) e as aulas que eu tive a oportunidade de dar uma olhada são de excelente qualidade. Além disso, são todas gratúitas disponíveis no youtube.
Outro recurso é o curso online do CodeAcademy, ele te leva por várias lições interativas que mostram o básico de como funciona a linguagem. Eu já utilizei esse site algumas vezes quando queria aprender (ou relembrar) os conhecimentos de alguma linguagem que ou eu nunca tinha usado ou fazia muito tempo. O único problema desse site é que eu tenho a impressão de que como esse curso te leva muito pela mão, quando você vai trabalhar em um problema real fica aquela sensação de que você não sabe fazer. Então ele serve mais como um material pra te dar um resumão, uma visão geral para caminhar junto com seu aprendizado por conta própria.
Mas a melhor forma de todas mesmo é criar um projeto, algo com que você se importe, pode ser relacionado a sua vida pessoal ou ao seu trabalho. Você preenche uma planilha no trabalho todos os dias e acredita que esse processo poderia de alguma forma ser mais eficiente? Então que tal tentar fazer isso?
Só deixo um aviso que alguns projetos podem ser muito dificeis para quem está começando fazer logo de cara: por exemplo, uma interface gráfica pode ser um tanto quanto intimidador para quem nunca programou na vida. Mas não desanime, após um pouquinho de estudos e fazendo alguns projetos mais simples você vai conseguir, assim como eu e muitas pessoas conseguiram.
Com o tempo você também se acostuma a usar o google para procurar as coisas, muitas vezes antes de começar um projeto ou fazer algo que eu nunca fiz já mando no google “how to do x” ou “how to do x in python”, para ver o que as pessoas já falaram sobre o assunto e ter uma rota bem definida do que eu tenho que fazer. E uma coisa que é muito dita no meio da programação é que programadores profissionais pesquisam muito no google durante o trabalho. Temos que fazer cair o mito daquele programador que senta sozinho horas a fio na frente de um terminal apenas com o conhecimento da cabeça dele e vai transformando isso em código que vira um programa fodão só pela genialidade do cara. Esse tipo de programador é cada vez mais raro hoje em dia e isso é uma coisa boa, as tecnologias estão mudando muito e existem muitas opções para realizar as mesmas tarefas. O que um programador desses fazia em semanas em 10 - 20 anos atrás conseguimos fazer em dias se nos apoiarmos na infinidade de recursos disponíveis na internet. Então não tenha medo ou não se sinta intimidado, pesquise bastante que vai dar certo!
Dito tudo isso, quero me deixar a disposição para qualquer pessoa entrar em contato aqui nos comentários com dúvidas sobre python (e eu responderei todas que eu conseguir) e sugestões de projetos que vocês teriam interesse em fazer ou que tiverem vontade que eu faça ou pelo menos explique como começar e que materiais procurar.
Edit (14/01/2018):
O grupy (grupo de usuários de python de São Paulo) compilou uma lista de conteúdos para inciantes que também vale a pena dar uma olhada.Lista de conteúdos para inciantes.